quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A praça dos Bombeiros

Segundo a notícia "Um problema noturno" [1]os principais problemas apontados por frequentadores da Praça dos Bombeiros são "barulho à noite e acúmulo de lixo pela manhã". E são problemas para todos aqueles que gostam de praças, parques, e a boa companhia dos conterrâneos.

Talvez possamos sugerir uma solução. É claro que temos vários exemplos de praças "que funcionam" em outros lugares. Mas não precisamos ir longe: podemos usar os nossos exemplos!

Você deixaria a sua residência aberta durante a noite?
(Você deixaria a sua residência aberta durante o DIA?)
Provavelmente não, e pelo mesmo motivo que eu: é possível que algum conterrâneo esteja disposto a se aproveitar para causar um dano!

Uma solução seria usar na praça a mesma estratégia que usamos em nossa residência: manter fechada durante a noite! E é claro, vigiada durante o dia.

Para ilustrar como isso funciona, sugiro uma visita às praças dos clubes de Santa Maria. Elas são monitoradas durante o dia, e fechadas durante a noite. A presença constante de fiscalização leva a jardins, bancos e brinquedos em estado exemplar durante todo o ano.

[1] http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,4227926,22525 , acessado em 24/Setembro/2013. Cópia em http://goo.gl/WavRJV

2 comentários:

  1. Praça! A muito deixou de ser lugar de lazer. No bairro patronato a praça esta abandonada, e nosso secretario de esportes mora no bairro. Pela noite é lugar de usuários. Que segurança temos nesses lugares? Concordo contigo. O correto seria colocar a guarda municipal. Uma guarita com telefone, banheiro e garagem para os carros da guarda. Penso que seria o correto a fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prof. Alessandro. Obrigado pelo apoio. Temos que tomar conta das nossas praças!

      Excluir