No entanto, o atual sistema de reserva de vagas da UFSM não teve efeito no vestibular UFSM 2013, a não ser em dois cursos.
No vestibular UFSM 2013, para parte dos alunos de escola pública, foi mais fácil ingressar pelo sistema universal (SU) do que pelo sistema de reserva de vagas (EP1A, EP1, EP2A, ou EP2). Esta distorção pode ser demonstrada pelos pontos de corte [2]. O ponto de corte é a nota do último candidato aprovado na primeira etapa do concurso.
Por exemplo, na Odontologia os pontos de corte foram EP2 = 80, SU = 71, e EP1 = 71.
Ou seja, parte dos candidatos que passaram o ponto de corte em SU, não passariam o ponto de corte em EP2. Podemos concluir que a reserva de vagas não funciona, pois parte dos alunos de escolas públicas enfrenta uma concorrência maior para ingressar pelo sistema de reserva de vagas do que enfrentaria pelo sistema universal.
Em concursos onde o ponto de corte em EP é maior do que em SU, a reserva de vagas tem apenas o efeito de onerar o sistema de cálculo de notas, sem ajudar os alunos de escolas públicas, por duas razões:
1) mesmo o último classificado em EP seria contemplado em SU;
2) concorrentes em SU, com rendimento abaixo do ponto de corte em EP, são aprovados na primeira etapa.
Para exemplificar, veja abaixo uma pequena lista com alguns dos cursos onde se observa que o ponto de corte em EP é maior do que em SU. Lista completa em [2].
Administração diurno: EP2 = 61 > EP1 = 58 > SU = 56
No vestibular UFSM 2013, para parte dos alunos de escola pública, foi mais fácil ingressar pelo sistema universal (SU) do que pelo sistema de reserva de vagas (EP1A, EP1, EP2A, ou EP2). Esta distorção pode ser demonstrada pelos pontos de corte [2]. O ponto de corte é a nota do último candidato aprovado na primeira etapa do concurso.
Por exemplo, na Odontologia os pontos de corte foram EP2 = 80, SU = 71, e EP1 = 71.
Ou seja, parte dos candidatos que passaram o ponto de corte em SU, não passariam o ponto de corte em EP2. Podemos concluir que a reserva de vagas não funciona, pois parte dos alunos de escolas públicas enfrenta uma concorrência maior para ingressar pelo sistema de reserva de vagas do que enfrentaria pelo sistema universal.
Em concursos onde o ponto de corte em EP é maior do que em SU, a reserva de vagas tem apenas o efeito de onerar o sistema de cálculo de notas, sem ajudar os alunos de escolas públicas, por duas razões:
1) mesmo o último classificado em EP seria contemplado em SU;
2) concorrentes em SU, com rendimento abaixo do ponto de corte em EP, são aprovados na primeira etapa.
Em apenas dois cursos o ponto de corte em SU foi maior do que em EP no vestibular UFSM 2013 , e onde o sistema de reserva de vagas pode estar funcionando.
Letras - inglês e literaturas - licenciatura
Química bacharelado
Letras - inglês e literaturas - licenciatura
Química bacharelado
Administração diurno: EP2 = 61 > EP1 = 58 > SU = 56
Ciência da computação bacharelado: EP2 = 71 > SU = 61
Dança: EP2A = 76 > EP1A = 64 > EP2 = 48 > EP1 = 44 > SU = 43
Direito diurno: EP2 = 88 > SU = 85
Educação especial licenciatura diurno: EP2 = 45 > EP2A = 40 > EP1 = 34 > SU = 32
Enfermagem: EP2 = 60 > EP1 = 55 > EP1A = 49 = SU = 49
Dança: EP2A = 76 > EP1A = 64 > EP2 = 48 > EP1 = 44 > SU = 43
Direito diurno: EP2 = 88 > SU = 85
Educação especial licenciatura diurno: EP2 = 45 > EP2A = 40 > EP1 = 34 > SU = 32
Enfermagem: EP2 = 60 > EP1 = 55 > EP1A = 49 = SU = 49
Farmácia: EP1 = 50 > EP2A = 46 > EP2 = 43 > EP1A = 42 > SU = 37
Geografia bacharelado: EP1 = 64 > EP2 = 55 > SU = 31
História bacharelado e licenciatura: EP2 = 64 > EP1 = 52 > SU = 51
Letras espanhol e literaturas licenciatura noturno: EP2A = 71 > EP1A = EP2 = 51 > SU = 42
Medicina: EP2 = 115 > SU = 112
Medicina veterinária: EP2 = 73 > SU = 68
Pedagogia: EP1A = EP2 = 37 > SU = 36
Química licenciatura: EP1 = 48 > SU = 43
Relações internacionais: EP2 = 73 > SU = 62
Serviço social bacharelado noturno: EP1 = 48 > EP2A = 44 > EP1A = 38 > EP2 = 32 > SU = 29
Sistemas de informação: EP2 = 64 > EP2A = 45 > SU = 42
Teatro licenciatura: EP1 = 43 > SU = 33
Zootecnia: EP1A = 53 > EP1 = 45 > SU = 39
[1] Escolas públicas (http://lsdorneles.blogspot.com.br/2012/08/escolas-publicas.html), acessado em 20/Setembro/2013.
Letras espanhol e literaturas licenciatura noturno: EP2A = 71 > EP1A = EP2 = 51 > SU = 42
Medicina: EP2 = 115 > SU = 112
Medicina veterinária: EP2 = 73 > SU = 68
Pedagogia: EP1A = EP2 = 37 > SU = 36
Química licenciatura: EP1 = 48 > SU = 43
Relações internacionais: EP2 = 73 > SU = 62
Serviço social bacharelado noturno: EP1 = 48 > EP2A = 44 > EP1A = 38 > EP2 = 32 > SU = 29
Sistemas de informação: EP2 = 64 > EP2A = 45 > SU = 42
Teatro licenciatura: EP1 = 43 > SU = 33
Zootecnia: EP1A = 53 > EP1 = 45 > SU = 39
[1] Escolas públicas (http://lsdorneles.blogspot.com.br/2012/08/escolas-publicas.html), acessado em 20/Setembro/2013.
[2] Pontos de corte 2013 (http://www.coperves.ufsm.br/concursos/vestibular_2013/arquivos/vestibular_2013_ponto_de_corte.pdf), acessado em 01/Maio/2014, cópia em http://goo.gl/9WYBNv
Lucio. Mas isso significaria que quando entrar o sistema de reserva de 50% para escola pública esta tendência vai operar também. Não parece lógico, pois os alunos no sistema universal serão todos os outros que não estudaram o ensino médio inteiro em escolas públicas, não? Isso não contraria também a idéia que os alunos que ingressam nas IFES são os filhos das classes A, B, como sempre se dizia?
ResponderExcluirEm Santa Maria, existem várias boas escolas públicas: como por exemplo, os colégios da UFSM, ou os colégios militares (do Exército ou da Brigada). Em geral, os alunos destas escolas escolhem onde querem estudar, pois em geral tem um desempenho acima da média nos vestibulares. Como são poucas vagas destinadas aos alunos oriundos das escolas públicas, a concorrência é maior, e as notas também são maiores. No que diz respeito à classe destes alunos, eu não saberia dizer qual é. Mas como a maioria destas escolas é procurada pelos melhores alunos por oferecer ensino de qualidade e gratuito, também existe um vestibular para ingresso, e suponho que estes alunos sejam das mesmas classes encontradas nas IFES. E pelo mesmo motivo.
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