quarta-feira, 12 de junho de 2019

RU UFSM

Há duas coisas que chamam a atenção de quem almoça no RU UFSM.
A primeira é a excelente qualidade da comida.
A segunda é o número de pessoas que agendam, mas não comparecem.

Mais de 55 mil pessoas agendaram refeições no mês de abril de 2019, porém mais de 7.600 pessoas não compareceram!
Deixo como exercício para você descobrir o que aconteceu com estas 7.681 refeições. Ou, supondo que cada uma tenha 400 g, o que aconteceu com estes 3.072,4 kg de alimento. (É isso mesmo, foram mais de 3 toneladas de alimento!)

E, se me permite, lhe convido a me ajudar a mudar esta realidade!
Há algumas ações simples.
(1) Agende apenas refeições que você vai fazer.
(2) Cancele refeições que você não vai fazer.
(3) Disponibilize o agendamento da refeição que você não vai fazer.

Você é capaz de estimar o valor de uma refeição desperdiçada? Principalmente em nossa comunidade, onde há pessoas expostas às mais diferentes realidades.

É possível estimar o custo destas refeições para a nossa comunidade, no entanto. Nesta estimativa, não podemos utilizar o valor que pagamos pela refeição; o valor pago pela refeição cobre apenas uma parte do custo para entregar ela na nossa mesa.

Tendo em vista a Resolução 037/2017, que estabelece que "os servidores da UFSM deverão pagar integralmente o valor de suas refeições, tendo como base o custo médio ponderado das refeições, de todos os Campi", temos que o valor de R$ 8,20 é o custo médio ponderado das refeições.

As 7.681 refeições tiveram um custo de R$ 62.984,20 para a nossa comunidade!

Deixo para você então o exercício de estimar o valor que 7.681 refeições tem; neste exercício, procure a opinião de seus colegas, seus amigos, seus familiares; procure também a opinião de pessoas que vivem realidades diferentes da sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário